Entre 2 e 3 anos
Nesta idade, as crianças têm alta tendência ao movimento: pegam e mexem em tudo. “É interessante começar a ensinar a organizar o seu espaço, guardar os brinquedos... Sempre como se a atividade fizesse parte da própria brincadeira. Por exemplo: ‘Agora todos os brinquedos vão para suas casinhas!’”, sugere a doutora em educação Andrea Ramal.
Entre 4 e 5 anos
“Já é possível ensinar a arrumar a própria cama, a guardar as compras do supermercado nos seus devidos lugares e, provavelmente, a elaborar alguma tarefa doméstica de limpeza, como tirar pó, ou participar na preparação de alguma comida. Mas, é claro, sempre com a supervisão do adulto”, avisa Ramal.
Entre 6 e 8 anos
"Nestas idades, já não é tão fácil transformar as atividades da casa em simples brincadeiras, pois a criança terá outros interesses. É o caso de começar a pensar numa pequena mesada, mesmo que seja simbólica - isso ajudará a criança perceber o valor do trabalho. Além das atividades já mencionadas, o pequeno pode fazer limpezas que envolvam instrumentos, como esfregão, pano e balde com água. E pode se envolver mais ainda na preparação das refeições", aconselha Ramal. Além de aprender as práticas de segurança da casa, como trancar as portas, ligar e desligar as luzes, ter os telefones de familiares ou médicos para caso os pais passem mal.
Entre 9 e 12 anos
É a hora de assumir mais responsabilidades no trabalho de casa. A criança pode ajudar a lavar o carro, a levar o lixo, a aspirar o chão, a tratar dos animais de estimação, a cozinhar até mesmo uma refeição completa. “Neste momento ela percebe que a casa é uma comunidade, na qual os deveres são divididos e assumidos por todos. Também é importante que comece a aprender o que fazer no caso de emergências: ligar para 190, como agir em situações de incêndio...”, completa Ramal.
Reportagem retirada do : www.globo.com.br