A dupla trouxe um enfoque nas qualidades de cada um, trazendo a principio um momento de relaxamento para que cada um voltasse para si, em um momento individual.Colocarei mais abaixo descrição da dinâmica.
DINÂMICA:
“Que Eu
sou faz a diferença”.
OBJETIVO:
Autoconhecimento, melhora da auto - estima, promover entrosamento e laços
afetivos do grupo.
PARTICIPANTES: até
25 pessoas.
TEMPO: de 1h a 1h30 (varia de acordo com a quantidade de
participantes).
MATERIAL: Plaquinhas ou fitas com a frase: “Quem
eu sou faz a diferença” e a estória
(Quem eu sou faz a diferença).
DESCRIÇÃO: O
coordenador explica ao grupo que fará um exercício onde serão enfatizadas as
qualidades individuais.
DESENVOLVIMENTO:
Antes de iniciar a
dinâmica da Diferença, pedir que cada pessoa volte para seu interior para
analisar seus pontos positivos e tentar relaxar. (Todos estarão sentados em
colchonetes, enquanto toca uma musica de fundo para ajudar no relaxamento).
1- O facilitador inicia entregando
uma fita azul com a frase “Quem EU sou faz a diferença”.
1. Após ter entregue a fita azul, propor para o grupo
fazer uma auto avaliação sem se comunicar com as demais pessoas, pesando no
porque ele faz a diferença e merece receber aquela fita. Cada um fala de si.
2. Após cada um ter falado sobre o motivo pelo qual
Faz a Diferença, o facilitador entrega mais uma fita azul com a mesma frase e propõem:
cada qual deverá escolher um membro do grupo e entregar-lhe a fita recebida,
explicando porque essa pessoa faz a diferença. (Esse exercício deve ser feito
um de cada vez de forma que todos possam ouvir e participar).
3. O facilitador conclui com o grupo que comumente
temos enfoque, primordialmente, em nossos defeitos e nos dos outros. Raramente
paramos para perceber nossas qualidades e potenciais e na grande maioria das
vezes tendemos a perceber as falhas nas pessoas em geral. “Cada um é um ser único com suas qualidades e dificuldades, mas é isso
que faz com que cada um faça a diferença”.
4. O facilitador avisa que agora contara uma estória
(Slide). Após levantara as seguintes questões:
·
O que entenderam da estória?
·
Costumam reconhecer o valor de si próprio e das
pessoas de seu convívio?
·
Acham que é importante reconhecer as qualidades em
si próprios e nos outros?
5. Após todos expressar sua opinião o facilitador
entregara mais uma fita azul com a mesma frase “Quem Eu sou faz a diferença”,
dizendo que faremos como a professora propôs para seus alunos, então levaremos
para alguém de nosso convívio fora de sala de aula, onde falaremos o motivo
pelo qual ele ira receber a fita da diferença para podermos então continuar a
corrente da, plantando assim auto estima e valorização nas pessoas.
6. Ao final se for pertinente levantar as seguintes
questões:
Como
estão se sentindo?
Gostaram
da atividade?
Acham
que é importante nos focarmos mais nas qualidades que nos defeitos? Isso
facilita os relacionamentos?
OBS: Geralmente, o grupo se empolga e todos acabam
trocando qualidades entre si. Esse é o momento para gerar maior entrosamento e
desenvolver a auto-estima individual e entrosamento grupal.
REFLEXÃO:
Concluir que precisamos nos voltar para as
qualidades tanto nossas quanto das pessoas de nosso convívio, pois só assim
poderemos nos relacionar melhor. Com isso não estamos deixando de perceber as
dificuldades e defeitos, tanto em nós como nos outros, mas quando as pessoas se
sentem reconhecidas e os laços de afeto são fortalecidos a maioria das pessoas
tende a se esforçar para dar o melhor de si e com isso minimizar seus defeitos
e dificuldades.
ENCERRAMENTO:
Se o grupo estiver mais fortalecido e energizado
com a atividade pedir para que todos se levantem e se abracem para que a união
do grupo seja consolidada.
O facilitador pode entregar mais uma plaquinha ou
fita para cada um do grupo e pedir para que entregue para algum familiar ou
amigo.
O INSTRUTOR/FACILITADOR PRECISA ESTAR ATENTO PARA:
O grupo se
envolveu na atividade?
Incentivar o grupo
para que troquem as qualidades entre si, promovendo a integração do grupo.
Estória:
"Quem Eu Sou
Faz a Diferença"
Uma professora de determinado colégio decidiu
homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham
feito em sua vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe.
Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os
outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com
letras douradas que diziam: 'Quem Eu Sou
Faz a Diferença.
Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a
turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter
na comunidade.
Deu para cada um dos alunos mais três fitas azuis
com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de
seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente, que faziam a
diferença. Que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem
homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao final de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em
uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira.
Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras
duas fitas dizendo: “Estamos desenvolvendo um projeto de classe” sobre
reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear,
entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também
pudesse homenagear outra pessoa, e assim manter este processo vivo. Pediu:
“Depois, por favor, me conte o que aconteceu.”
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante
procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil
trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio
criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso.O executivo subalterno perguntou
a ele se aceitaria uma fita azul e se permitiria que colocasse nele.
O chefe surpreso disse: “É claro!” Afixando a fita
no bolso da lapela, bem acima do coração. O executivo deu-lhe mais uma fita
azul igual e pediu: “Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também
admira muito.” E explicou
sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa,
chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele, dizendo: “A coisa
mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos
subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só!
Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que: Quem Eu Sou Faz a Diferença. Deu-me uma
fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse
merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia,
fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você... Gostaria de
homenageá-lo. Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou
muita atenção a você. Às vezes grito por não conseguir notas melhores na
escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas hoje, agora, me deu
vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, para dizer-lhe que você faz uma
grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da
minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu te amo!”
Surpreso o garoto respondeu: “Pai, poucas horas
atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a
você e à mamãe, explicando porque havia decidido ir embora e lhes pedindo
perdão. Pretendia ir enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam
comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela
mesmo”.
Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia
de angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente
mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus
subordinados soubesse a diferença que cada um fazia.
O executivo que deu origem a
isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença em sua vida. Sendo um deles o filho do próprio chefe.
isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca se esqueceu de dizer-lhes o quanto cada um havia feito diferença em sua vida. Sendo um deles o filho do próprio chefe.
A consequência desse projeto é que cada um
dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que "Quem
Você É Faz sim, uma Grande Diferença".
Obrigada Pela participação!
ESSA ATIVIDADE QUANDO APLIQUEI NO GRUPO DE JOVENS DO CRAS QUE TRABALHO GEROU MUITA ENERGIA POSITIVA; ALGO QUE PERCEBO SER RARO ENTRE OS JOVENS, A EMPATIA, SOLIDARIEDADE. OBRIGADA POR COMPARTILHAR.
ResponderExcluirMuito boa a dinâmica 👏👏👏
ResponderExcluirÓtima reflexão!
ResponderExcluirComo é essa fita ?
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