terça-feira, março 20, 2012

21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down

Prezado Leitor,
Parte dos recursos gerados no Guia BH Norte são utilizados para patrocinar o projeto de Sites para ONGs, uma das organizações beneficiadas por este Projeto é a Família Down com o Site: www.familiadown.org.
Como dia 21 de Março, dia Internacional da Síndrome de Down está chegando estamos lhe enviando esta mensagem para lhe convidar a visitar o site da Família Down e também ler o artigo: Dia Internacional da Síndrome de Down
Veja abaixo o artigo. 

Dia Internacional da Síndrome de Down

Vamos começar a entender porque a data 21 de março foi escolhida para ser este marco. Primeiro, esta data não é uma data comercial, não é uma data que aconteceu algo em especial, mas é um símbolo quando entendemos melhor o que é Síndrome de Down. 21 de março quando representado númericamente escreve-se 21/3 (ou 3-21) que faz alusão à trissomia do 21.  



Poxa, mas o que é trissomia do 21 (3-21)?


Bem vou então lá no site da Família Down em Belo Horizonte para entender isto melhor, lá tem um excelente artigo que vou reproduzir em parte, o artigo foi escrito pela Dra. Leticia Lima Leão Médica Pediatra e Geneticista, o artigo na integra pode ser acessado no link: http://www.Famíliadown.org/sindrome.html. 
Bem a trissomia, para um leigo como eu, é uma alteração genética específica que apresenta uma cópia extra da parte ou de todo o cromossomo 21 de nosso DNA (DNA como todos sabem é aquele composto quimico que leva nosas caractéristicas), Existem, dentro de nossas células, estruturas que contêm o DNA e que são chamadas de cromossomos. Essas estruturas carregam a informação genética que passam dos pais para os filhos e que determina todas as funções do corpo, além da nossa aparência. Em cada célula do nosso organismo existem 23 pares desses cromossomos que diferem entre si e são represntados por números, de acordo com seu tamanho e forma. A síndrome de Down (SD) ocorre quando existe três cromossos do tipo 21, ao invés de dois, como seria o habitual, dai o nome de trissomia do 21. 

A quanto tempo se comemora o dia da Síndrome de Down?

Desde de 2006 é comemorado este dia, mas no Brasil somente houve grande repercussão apartir de 2007, pela presença do jogador de futebol Romárioe pela novela Páginas da Vida, quando a atrízJoana Mocarzel portadora da Síndrome de Down que tem apenas 6 anos e deu vida a personagem Clara nesta novela. 

Onde posso obter mais informações sobre a Sindrome de Down?


Obter informações é a melhor forma de se acabar com o preconceito e o melhor lugar para se obter informações precisas e reais sobre a Síndrome é no site da Síndrome de Down da Família Down de Belo Horizonte:www.Famíliadown.org.
Neste site você irá encontra tudo que precisa saber, e também irá encontrar como pode colaborar com a Família Down, seja um voluntário ou colaborador da Família Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário